domingo, 21 de fevereiro de 2016



CAÇA AO TESOURO, UMA ATIVIDADE RECREATIVA QUE AUXILIA NA APRENDIZAGEM

Durante o mês de janeiro de 2016 ousamos  desenvolver  com um grupo de quatro crianças a brincadeira do Caça ao Tesouro. Uma experiência recreativa  divertida e instigante, que além de sua característica interdisciplinar, contribuiu para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras de cada participante. O importante é que essa atividade pode ser desenvolvida nas escolas independente do tamanho e o número de estudantes envolvendo áreas do conhecimento como geografia, história, artes, matemática, educação física, ciências, etc. Convém destacar que a geografia por sua peculiaridade pode assumir o papel de protagonista no processo, pelo fato da brincadeira ser aplicada em uma área geográfica específica.
A escolha do Baln. Morro dos Conventos como ambiente para a aplicação da brincadeira se deveu por um motivo muito peculiar, os antigos moradores têm no seu imaginário a compreensão que a região no passado foi visitada por piratas e que recipientes, “panelas”, contendo moedas de ouro ou prata foram lá enterradas. Há certa lógica no raciocínio dos habitantes quanto aos tesouros, isso porque na época da expansão marítima europeia, embarcações espanholas oriundas do Rio da Prata (Argentina e Uruguai) obrigatoriamente tinham que cruzar o oceano atlântico, costeando o território catarinense para chegar à Europa onde o ouro e a prata eram comercializados.
Quem duvida que alguma dessas embarcações não tenha sido atacada por corsários piratas que, na posse do mineral, para não serem descobertos, esconderam ou enterraram alguns desses tesouros no Morro dos Conventos. Um dos lugares intensamente explorado no passado por aventureiros ávidos por tesouros no morro dos Conventos foi o interior de uma furna (abrigo sobre rocha) localizada na base de uma falésia no balneário. A ousadia foi tamanha que os aventureiros chegaram a utilizar explosivos para remover as pedras na tentativa de encontrar possíveis panelas ou qualquer objeto valioso.
Tais ações clandestinas contribuiu para a destruição de todo o acervo arqueológico existente no local. Essa certeza foi confirmada através da pesquisa realizada pelo professor Juliano Bitencout na sua pesquisa de doutorado, concluída em 2015, onde identificou a presença de vários sítios arqueológicos no Morro dos Conventos, cujos mais antigos com datação  que varia entre quatro a cinco mil anos    
Tudo o detalhamento acima foi explanado  para o grupo de crianças, que serviu de preparação, bem como uma maneira interessante de instigar a curiosidade e a imaginação de ambos. Esse trabalho preparatório durou cerca  de uma semana, tempo necessário para montagem do projeto que seguiu as seguintes etapas:
1-   Acessar a página do Google Earth e delimitar a área do Morro dos Conventos onde seria desenvolvida a brincadeira.

ACESSAR GOOGLE EARTH E LOCALIZAR O MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ

SITUAR A IMAGEM DO MORRO DOS CONVENTOS

DEPOIS DE SITUADO, RECORTAR UTILIZANDO O DISPOSITIVO PAINT

      
2-   Depois de delimitar a área foi recortada e fotocopiada a área delimitada, que serviu de modelo para a elaboração do mapa.

CONFECCIONAR MAPA DA ÁREA DELIMITADA APLICANDO LEGENDA
  
NA ÚLTIMA PISTA DA CAÇA AO TESOURO, CONFECCIONAR OUTRO MAPA INDICANDO POSSÍVEIS PONTOS DO TESOURO ENTERRADO

3-   Com o mapa já desenhado, foram elaboradas as pistas, cujo detalhamento das informações obedeceu todas as peculiaridades dá área recortada no mapa.


4-   Foram redigidas nove pistas sequenciais, todas distribuídas em pontos estratégicos do território inserido no mapa.


 CAÇA AO TESOURO
PISTA 1

VOCÊS DEVERÃO PEGAR A RUA CANELA E SEGUIR NA DIREÇÃO OESTE ATÉ ENCONTRAR A RUA APARADOS DA SERRA. SIGAM EM  SENTIDO SUL POR MAIS OU MENOS 300 METROS. VOCÊS CHEGARÃO A RUA VERANÓPOLIS. CAMINHEM EM DIREÇÃO OESTE, POR CERCA DE 50 METROS, LÁ  VERÃO UMA CASA SITUADA NO SENTIDO NORTE. NA FRENTE DA CASA, LADO ESQUERDO DA RUA, HÁ UM MURO SEPARANDO O CAMPING DA ESTRADA. NO CANTO DO MURO ENCONTRARÃO UM PACOTINHO CONTENDO DENTRO A PRÓXIMA PISTA DA BRINCADEIRA.

  
1- INÍCIO DA BRINCADEIRA, AS CRIANÇAS OBSERVAM OS MAPA
   
2- CONFERINDO O QUE DIZ A PISTA COM OS TRASSADOS DO MAPA


3- PROCURANDO A LOCALIZAÇÃO DA SEGUNDA PISTA
  
4- DESCOBERTA DA PISTA , MOMENTO DE APREENSÃO, QUAL SERÁ A PRÓXIMA PISTA?
 

 CAÇA AO TESOURO
 PISTA 2

AGORA O CAMINHO FICARÁ UM POUCO MAIS DIFÍCIL. VÃO ATÉ A RUA CAXIAS, CAMINHEM EM DIREÇÃO OSTE. O LOCAL ONDE ESTÁ A PRÓXIMA PISTA COSTUMAVAM O GUILHERME E SEU PAI BRINCAREM DE BARRAGEM, CERCANDO A ÁGUA COM AREIA, QUE DEPOIS TRANSBORDAVA. NESSE LOCAL ESTÁ ENTERRADO OUTRO RECIPIENTE CONTENDO DENTRO A PRÓXIMA PISTA. PEGUE E LEIAM.


5- LEITURA DA SEGUNDA PISTA - TODAS (O) ATENTAS (O) NOS DETALHES DA ESCRITA
  
6- LOCALIZAÇÃO DA PISTA SEGUINTE, NECESSIDADE DO USO DO MAPA

7- TODOS TROCAM INFORMAÇÕES SOBRE OS DETALHES DESCRITOS NA PISTA
  
8- O GRUPO AINDA SENTE UM POUCO DE DIFICULDADE NA LEITURA DO MAPA

 CAÇA AO TESOURO 
PISTA 3

ENCONTRANDO A PISTA 3, DEVERÃO SUBIR AS ESCADAS QUE LEVAM A PONTE DO HOTEL. SIGAM PELA RUA ATLÂNTICA EM DIREÇÃO SUL. CAMINHANDO ALGUNS METROS, ENCONTRARÃO O COMEÇO DA RUA PASSO FUNDO. PERMANEÇAM NA RUA ATLÂNTICA ATÉ  CHEGAR A UM GRAMADO ONDE TERÃO UMA VISÃO GERAL DA PRAIA DO MORRO DOS CONVENTOS. NO LADO ESQUERDO DO GRAMADO IRÃO VISUALIZAR UMA VARA FIXADA NA TERRA CONTENDO NA PONTA UM PANINHO VERMELHO AMARRADO. ARRANQUE-A E RETIRE DE DENTRO UM PAPEL COM A PRÓXIMA PISTA.

9- LOCALIZAÇÃO DA PRÓXIMA PISTA - GRUPO SENTEM DIFICULDADES QUANTO AOS PONTOS CARDEAIS E DIREITA E ESQUERDA

10 - CADA VEZ MAIS O GRUPO VAI SE FAMILIARIZANDO COM O MAPA
  
11- O GRUPO AINDA PROCURA AGIR INDIVIDUALMENTE, DIFICULTANDO AS AÇÕES 

12- DESCOBERTA DA PISTA SEGUINTE


CAÇA AO TESOURO
 PISTA 4

O QUE ESTÃO ACHANDO DA BANDEIRINHA? JÁ ESTÃO CANSADOS? CLARO QUE NÃO! VAMOS ENTÃO PARA A PRÓXIMA PISTA. SIGAM A RUA ATLÂNTICA SENTIDO NORTE, VIREM A ESQUERDA PEGANDO A RUA PASSO FUNDO DIREÇÃO OESTE, CAMINHEM ALGUNS METROS E SIGAM PELA RUA CRICIÚMA SENTIDO NORTE, ATÉ ENCONTRAR A RUA CAXIAS. CAMINHEM POR ESTA RUA SENTIDO OESTE. CHEGANDO A RUA APARADOS DA SERRA DOBREM A ESQUERDA SENTIDO SUL. NO MAPA REPRESENTADO POR UM DESENHO EM FORMA DE SOL ESTÁ ENTERRADA EM BAIXO DO PÉ DE AMOREIRA UMA LATINHA CONTENDO A PRÓXIMA PISTA.

13- O GRUPO JÁ DEMONSTRA UMA CERTA INTEGRAÇÃO NO DESEMPENHO DAS TAREFAS
  
14- ESSA ETAPA TEVE UMA CERTA DEMORA PELO FATO DE NO LOCAL HAVER MAIS DE UM PÉ DE AMOREIRA


15- O GRUPO TEM UM CERTO DESENTENDIMENTO, POIS NÃO TINHA SIDO DEFINIDO QUEM LERIA AS PISTAS
  
16- RAPIDAMENTE FOI RESOLVIDO O PROBLEMA, ONDE FICOU DEFINIDO A SEQUÊNCIA DA LEITURA DAS PISTAS
 
 CAÇA AO TESOURO
 PISTA 5

ESTÃO IRRITADOS? CANSADOS? QUEREM CONTINUAR OU DESISTIR? NÃO? ENTÃO CONTINUEMOS. OBSERVEM MAIS UMA VEZ O MAPA E VEJAM ONDE VOCÊS ESTÃO SITUADOS. EM FRENTE DO RESTAURANTE CESA, É MESMO? PEGUEM OUTRA VEZ A RUA APARADOS DA SERRA E CAMINHEM EM SENTIDO NORTE ATÉ O PONTO REPRESENTADO POR UM TRIÂNGULO DESENHADO NO MAPA. AGORA VIREM À ESQUERDA SEGUINDO A RUA VERANÓPOLIS SENTIDO OESTE. DEPOIS DE CAMINHAR POR CERCA DE 100 METROS, VIRE À DIREITA E SIGAM PELA RUA MARGEADA A ESQUERDA POR UMA FLORESTA. NA ESQUINA, LADO DIREITO, OBSERVARÃO UMA CASA DE COR BRANCA. SIGAM EM FRENTE ATRAVESSANDO A RUA VACARIA. CAMINHEM POR MAIS VINTE PASSOS E ENCONTRARÃO NO LADO ESQUERDO DENTRO DE UM SACO PLÁSTICO OUTRO PAPEL CONTENDO A PRÓXIMA PISTA.

17- LEITURA DA PRÓXIMA PISTA - AS CRIANÇAS OUVIAM ATENTAMENTE
  
18- MAIS UMA VEZ A PRESENÇA DO MAPA FOI FUNDAMENTAL


19- GRUPO AINDA POUCO ATENTO AO MAPA

20- PARA SOLUCIONAR AS DÚVIDAS, O MAPA FOI COLOCADO NO CHÃO E OBSERVADO ATENTAMENTE O QUE ESTAVA DESCRITO NA PISTA


CAÇA AO TESOURO
 PISTA 6

AGORA CONTINUEM CAMINHANDO POR ESTA MESMA RUA SEGUINDO EM SENTIDO NORTE E SUBAM UM PEQUENO MORRO. CHEGANDO À RUA CANELA VOCÊS VERÃO UMA CAIXA D’ÁGUA À ESQUERDA. APROXIMEM-SE DELA E LEIAM AS DICAS ESCRITAS EM UM PAPEL COLADO NA PAREDE DA CAIXA.

INFORMAÇÃO NA PAREDE DA CAIXA D’ÁGUA.

CONTINUEM CAMINHANDO POR ESTA RUA EM SENTINDO NORTE ATÉ CHEGAR A RUA TURVO. NA ESQUINA À DIREITA DA RUA TURVO ENCONTRARÃO EM BAIXO DE UMA PEDRA DICAS SOBRE OS PRÓXIMOS PASSOS  À SEGUIR.

  
21- ATENÇÃO ESPECIAL AO QUE ESTÁ DESCRITO NAS PISTAS É FUNDAMENTAL NA CAÇA AO TESOURO 
 
22- MAIS UMA VEZ O MAPA SE TRANSFORMOU EM FERRAMENTA IMPORTANTE NA BRINCADEIRA

 
23- ATÉ ESSE MOMENTO POUCAS FORAM AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO GRUPO 
  
24- JÁ PRÓXIMO DO MEIO DIA, O GRUPO FAZ A PRIMEIRA PAUSA, CUJO RETORNO FOI ÀS 14 HORAS


CAÇA AO TESOURO
 PISTA 7

FALTAM APENAS TRÊS PISTAS PARA CONCLUIR A GRANDE AVENTURA. VEJAM OUTRA VEZ NO PAPA O NOME DA RUA ONDE VOCÊS ESTÃO PARADOS. SIGAM EM SENTIDO LESTE ATÉ ENCONTRAR A RUA CRICIÚMA. VIREM A ESQUERDA SENTIDO NORTE E CAMINHEM POR CERCA DE 500 METROS. LÁ ENCONTRARÃO UMA CONSTRUÇÃO QUE GUIA AS EMBARCAÇÕES QUE NAVEGAM PELAS ÁGUAS DO OCEANO ATLÂNTICO. VÃO ATÉ O PORTÃO DA ENTRADA.  UM DE VOCÊS, NA FRENTE DO PORTÃO, FICARA COM OS OLHOS POSICIONADOS EM SENTIDO LESTE. ABRA OS BRAÇOS. A PRÓXIMA PISTA ESTA SITUADA NA PARTE BAIXA DO MURO SENTIDO SUL.

25- ALGUMAS PISTAS FORAM ENCONTRADAS SEM O USO DO MAPA.

26- O GRUPO É BEM FAMILIARIZADO COM O TERRITÓRIO ONDE FOI REALIZADA A BRINCADEIRA
  
27- INÍCIO DA SEGUNDA ETAPA DA BRINCADEIRA

28- GRUPO PROCURANDO A PRÓXIMA PISTA NO ENTORNO DO FAROL, UM DOS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DO MORRO DOS CONVENTOS



 CAÇA AO TESOURO
 PISTA 8

VOCÊS ESTÃO GOSTANDO OU JÁ QUEREM DESISTIR DA BRINCADEIRA? PENSO QUE  QUEREM CONTINUAR. ENTÃO VAMOS LÁ. SIGAM NOVAMENTE À RUA CRICIÚMA SENTIDO SUL. QUANDO CHEGAR À ESQUINA COM A RUA TURVO, VIREM À ESQUERDA E SIGAM PELA RUA ATLÂNTICA. VÃO ATÉ O LOCAL ONDE OCORREM OS SALTOS DE PARAPENTES. SUBAM O MURO E FIQUEM DE FRENTE PARA O SOL POENTE. A ESQUERDA VOCÊS IRÃO VER UMA LIXEIRA. BEM PRÓXIMO DA LIXEIRA TEM UMA ÁRVORE COM UM SAQUINHO AMARRADO EM UM DOS GALHOS. ABRAM E ENCONTRARÃO A PRÓXIMA PISTA.


29- ENCONTRADO PAPEL COM A PISTA, O GRUPO AGORA, SORRIDENTES, LEEM  A PRÓXIMA PISTA
 
30- MAIS UMA VEZ O MAPA TORNOU-SE FERRAMENTA IMPORTANTE PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS


 
 CAÇA AO TESOURO
 PISTA 9

DEPOIS DESSA PISTA FALTARÁ APENAS UMA. ENTÃO, TENHAM UM POUQUINHO MAIS DE PACIÊNCIA. CONTINUEM SEGUINDO PELA RUA ATLÂNTICA VIRANDO À DIREITA.  CAMINHEM PELA RUA VACARIA ATÉ CHEGAR À RUA CRICIÚMA. NA RUA CRICIÚMA SIGAM EM DIREÇÃO NORTE. OLHEM OUTRA VEZ O MAPA ONDE VERÃO UM DESENHO DE UM PIRATA. NO LOCAL ESTÁ A PRÓXIMA E ÚLTIMA PISTA. É SÓ PEGAR E LER, É A ÚLTIMA. ESTÁ NA HORA DE SABER ONDE ESTÁ ENTERRADO O BAU COM OS TESOUROS DEIXADOS PELOS ANTIGOS PIRATAS QUE VISITARAM O MORRO DOS CONVENTOS NO PASSADO. PARA DIFICULTAR UM POUQUINHO, OBSERVEM O MAPINHA QUE ESTÁ  ENROLADO E SIGAM TODAS AS DICAS.       

 
31- O DESENHO NO MAPA APONTADO É O LOCAL ONDE ESTÁ A PRÓXIMA PISTA 
  
32- OS PONTOS CARDEAIS INDICADOS NO MAPA FORAM IMPORTANTES PARA SE LOCALIZAREM NO TERRITÓRIO

33- GRUPO SENTE MUITA DIFICULDADE NESSA ETAPA
 
34- POR INÚMERAS VEZES O GRUPO TEVE QUE SE REUNIR E CONSULTAR O MAPA PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA  


35- FORAM NECESSÁRIOS QUASE 15 MINUTOS PARA ENCONTRAR A PISTA CONTENDO OUTRO MAPINHA 
  
36- A SOLUÇÃO ENCONTRADA NESSA ETAPA FOI SE SEPARAREM, ONDE CADA UM EXPLOROU UM PEQUENO PEDAÇO DO TERRITÓRIO
 
37- ETAPA CONCLUÍDA, ENFIM O GRUPO DESCOBRE A PRÓXIMA PISTA
   
38- DEPOIS DE MUITA INSISTÊNCIA, TODOS CORREM DEMONSTRANDO SATISFAÇÃO POR TER ENCONTRADO A PISTA
 
39- O GRUPO AGORA TERÁ QUE SEGUIR AS PISTAS INDICADAS NO MAPINHA
  
40- O MONITOR DA BRINCADEIRA AUXILIA O GRUPO NA LEITURA DA  PISTA

 
 
41- CONCLUÍDA A LEITURA, É O MOMENTO DE SABER EM QUAIS DAS PISTAS INDICADAS NO MAPA ESTÁ ENTERRADO O TESOURO
  
42- PRIMEIRA PISTA ENCONTRA - NÃO HAVIA TESOURO

43- SEGUNDA PISTA ENCONTRADA - GRUPO DEMONSTRA MUITA ANSIEDADE EM QUERER ENCONTRAR RAPIDAMENTE O TESOURO

44- NESSA PISTA, O RECIPIENTE DESENTERRADO CONTINHA APENAS PEDRA 

45- MAIS UMA VEZ O GRUPO CONSULTA O MAPINHA COM AS PISTAS

46- DESCOBERTA DE MAIS UM RECIPIENTE ENTERRADO QUE NÃO CONTINHA NENHUM TESOURO. 


47- FALTAVA AGORA A ÚLTIMA PISTA, PORTANTO, É O MOMENTO DE SABER QUE TESOURO IRÃO ENCONTRAR

48- MOMENTO DE APREENSÃO E EMOÇÃO DO GRUPO

49- COMPONENTE DO GRUPO TEM DIFICULDADE PARA DESENTERRAR O RECIPIENTE COM TESOURO

50- ENFIM CONSEGUEM DESENTERRAR O RECIPIENTE COM O TESOURO

51- O GRUPO NÃO CONSEGUE ESCONDER A EMOÇÃO E ANSIEDADE EM QUERER ABRIR O RECIPIENTE E REVELAR O QUE HÁ DENTRO

52- MOMENTO DA ABERTURA DO RECIPIENTE


53- O (S) TESOURO (OS) ENCONTRADOS FORAM QUATRO LIVROS CUJAS HISTÓRIAS TRATAVAM SOBRE O TEMA DA BRINCADEIRA 

54- CADA COMPONENTE DO GRUPO RECEBE O TESOURO - É O MOMENTO DE LER AS DEDICAÇÕES ESCRITAS PELO MONITOR

55- ABERTURA DO PACOTES E LEITURA DAS DEDICATÓRIAS
56- GRUPO ANALISA ATENTAMENTE OS TESOUROS RECEBIDOS


5-   Com o uso de uma trena de cinco metros, realizou-se a medição de uma rua contendo (85 metros), cuja metragem real foi convertida em centímetros, que de acordo com a escala foi de aproximadamente 1:15 m ou 1:1500 cm.

57-  (TRENA PARA MEDIR) UM DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA MONTAGEM DA BRINCADEIRA


6-   Em outra rua foram medidas as distâncias em centímetros dos passos das crianças, 65 cm e 70 cm, pois em algumas pistas solicitavam que ambas percorressem distâncias de 50, 100 e 500 m (metros).
7-   Concluída a confecção dos mapas, era o memento de escolher o tesouro ou tesouros a serem  oferecidos aos participantes e que deveriam estar depositados no interior do baú ou panelas enterrados.
8-   A ideia inicial era presenteá-los com moedas, uma representação original inspirada produções cinematográficas como Piratas do Caribe (Caça ao Tesouro) entre outros.
9-   A proposta definitiva de tesouro foi presenteá-los com o livro O Tesouro da Serra do Bem-Bem, do escritor catarinense Flávio José Cardoso.

58- TESOURO RECEBIDO POR CADA COMPONENTE DO GRUPO QUE PARTICIPOU DA BRINCADEIRA

10-              Cada criança teve como tarefa realizar a leitura do conto, discutir entre ambos, e responder  o suplemento de leitura que acompanhava a obra.

59- DEPOIS DE LIDA A OBRA CADA UM(A) TEVE QUE RESPONDER AS QUESTÕES  DO SUPLEMENTO DE LEITURA
    
60- A OBRA DO LIVRO FOI DEBATIDA ENTRE AMBAS (OS)

61- O GRUPO NÃO SENTIU DIFICULDADE EM RESPONDER O SUPLEMENTO

11-              Finalizando as etapas que resultaram na descoberta do tesouro, avaliação da brincadeira, leitura do conto, discussão e responder as questões do suplemento  era o momento de representar as etapas da brincadeira em uma maquete.
12-              Duas pranchas de isopor, 50cm x 100cm foram empregadas na montagem da maquete.
13-              Todas as casas foram confeccionadas utilizando pedaços de isopor e outros materiais reciclados ou encontrados na natureza.
61- DEPOIS DE CONCLUÍDA AS ETAPAS, O GRUPO, COM A AJUDA DO MONITOR, INICIARAM A CONFECÇÃO DA MAQUETE 
1
     
62- PARA A CONFECÇÃO DA MAQUETE FORAM  NECESSÁRIOS DUAS PLACAS DE ISOPOR 

63´- NA MONTAGEM DA MAQUETE O GRUPO DEMONSTROU MUITA SATISFAÇÃO

64- A MAQUETE NÃO FOI AINDA CONCLUÍDA POIS AS FÉRIAS ACABARAM E CADA UM TEVE QUE RETORNAR PARA SUAS CIDADES (CAXIAS DOS SUL E TAIÓ)

65- ALGUNS DOS ELEMENTOS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DA MAQUETE
 
4-              Tinta guache, estiletes, canetas coloridas, tesouras, réguas, cartolina, papel A-4 foram utilizados na confecção da maquete. 

Procedimentos

Por ser o grupo constituído de crianças com idades entre 9 e 12 anos e cuja área de abrangência da brincadeira foi aproximadamente atingiu uma área de  615 m de comprimento e 410 m de largura, que totalizaram aproximadamente 25.000  metros quadrado e distâncias percorridas próximas a quatro quilômetros, foi decidido que a brincadeira ocuparia um dia inteiro. Além do mais, mesmo as crianças tendo  certa familiaridade com a geografia do local estabelecido para a brincadeira, a presença de um monitor se constitui como imprescindível, auxiliando-os nas dificuldades enfrentadas, especialmente na interpretação das pistas e do mapa.
Por ser a brincadeira de caráter educativa e com a intenção de avaliar o desempenho individual e do grupo no cumprimento das etapas da caça ao tesouro, foram utilizadas máquinas fotográficas e filmadoras cujas imagens deverão ser exibidas para o grupo para que cada um avalie sua performance e as dificuldades enfrentadas durante a brincadeira.


ESTA ATIVIDADE NÃO ESTÁ CONCLUÍDA. AGUARDEM. 













































































































































Um comentário: